Comando para Ignorar Faixa de Opções

Apresentação

A especialização visa preparar os profissionais graduados em medicina para atuação como peritos médicos, tendo em vista a complexidade da legislação vigente e as diversas consequências envolvidas no exercício dessa importante função.

Como esse campo de atuação exige habilidades que vão muito além do que foi aprendido pelo médico em cursos habituais de graduação e pós-graduação, realizados com finalidade assistencial, o curso capacita os profissionais interessados na área de forma específica, com base em uma semiologia própria, ética e questões relacionadas a direito médico e métodos de pesquisa voltados para a atividade pericial.

Veja o vídeo abaixo com um dos coordenadores do curso, Dr. José Ricardo, e confira os diferenciais da especialização:​

• Turno do curso
    Diurno e Noturno
  • Carga Horária
  • Frequência Minima

Objetivos

Preparar os profissionais graduados em medicina para realizarem perícias cíveis, previdenciárias, securitárias e administrativas em geral, trabalhistas e outras; tanto em empresas públicas quanto privadas.

Capacitar os alunos nos procedimentos semiotécnicos específicos para atuação na área, de acordo com os princípios éticos e legais envolvidos;
 Apresentar os alunos os aspectos da medicina do trabalho mais importantes para sua atuação, bem como os instrumentos estatísticos e epidemiológicos mais úteis para organização das informações geradas nos diversos serviços da área.

Profissionais graduados em Medicina.

Coordenação Técnica

Dr. José Ricardo de Paula Xavier Vilela
Experiência:
Médico formado pela UFMG em 1981, com especialidades em Medicina Interna e Cardiologia. MBA Gestão de organizações hospitalares e sistemas de saúde - FGV. Membro do corpo clínico e preceptor da Residência Médica do Hospital Semper S.A. de 1983 a 2003. Médico perito desde 1993 e subchefe da Junta Pericial da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais até setembro/2007. Doutor e Mestre em Administração de pessoas pela Fundação Dom Cabral/ PUC Minas – Área de concentração em Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho. Coordenador e professor da pós-graduação em Perícia Médica da Fundação Unimed. Organizador e coautor do livro “Perícias Médicas: teoria e prática”. Diretor Presidente da COOPMED – Cooperativa Editora e de Cultura Médica.

Módulo I: Introdução a Perícia Médica

• Introdução a Conceitos e Funções em Perícia Médica;
• Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho;
• Ética em Perícia Médica;
• Gestão da Segurança da Informação Aplicada à Pericia Médica;
• Responsabilidade Civil e Penal em Perícia Médica.
  • •​ Perícia de Tráfego

Módulo II: Semiotécnica Pericial I

• Semiologia em Neurologia Aplicada à Perícia Médica;
• Semiologia em Otorrinolaringologia Aplicada à Perícia Médica;
• Semiologia Oftalmológica Aplicada à Perícia Médica;
• Perícia em Doenças Ocupacionais Relacionadas ao Trabalho e do Local de Trabalho;
• Fundamentos da Psicopatologia;
• Semiologia do Aparelho Ósteo Muscular Aplicada à Perícia Médica.

Módulo III: Semiotécnica Pericial II

• Epidemiologia Aplicada à Perícia Médica;
• Psiquiatria Forense;
• Oncologia Aplicada à Perícia Médica;
• Semiologia em Cardiologia Aplicada à Perícia Médica;
• Semiologia em Doenças Respiratórias, Hepáticas e Renais Aplicadas à Perícia Médica.

Módulo IV: Perícia Médica Aplicada

• Perícia Securitária;
• Perícia Odontológica - Quantificação de dano em Perícia Médica;
• Perícia médica Administrativa;
• Erro médico sob a ótica jurídica;
• Perícia Previdenciária;
• Perícia Médico Judicial;
• Perícia Médico Legal.

Módulo V: Análise Metodológica

• Metodologia de pesquisa;
• Seminário Final – Apresentação TCC

• O curso tem carga horária 360 horas.
As aulas são mensais – Sextas de 13:30 às 22:30 horas e Sábado de 08 às 18 horas.

Material Didático

Será disponibilizado online no Portal do Aluno o material do curso.

Atende os termos da resolução CNE/CES nº 01 de 08 de junho de 2007.

fund-feluma.png

precificacao-pericia-medicavs3.png

Selecione a cidade para baixar o cronograma em arquivo .pdf.

Inscrições

Clique aqui para se inscrever na turma de Niterói (RJ) | Início: 08/08/2014

Clique aqui para se inscrever na turma de São Paulo (SP) | Início: 29/08/2014

Clique aqui para se inscrever na turma de Belém (BA) | Início: 12/09/2014

Clique aqui para se inscrever na turma de Caxias do Sul (RS) | Início: 26/09/2014

Para mais informações, entre em contato conosco:

0800 70 21 301 | faleconosco@fundacaounimed.org.br

Inscrições

Clique aqui​ para se inscrever no 2º módulo da turma de Goiânia (GO) | Início: 19 e 20/08/2016

Clique aqui​ para se inscrever na turma de São Paulo (SP) | Início: 05 e 06/08/2016 - TURMA CONFIRMADA!

Clique aqui​ para se inscrever na turma de Salvador (BA) | Início: 12 e 13/08/2016

Clique aqui​ para se inscrever na turma de Rio de Janeiro (RJ) | Início: 19 e 18/08/2016

Clique aqui​ para se inscrever na turma de Joinville (SC) | Início: 02 e 03/09/2016

Clique aqui​ para se inscrever na turma de Montes Claros (MG) | Início: 02 e 03/09/2016